Insanidade Mental #2
Trabalho. Num loja de roupa. Uma fantastica, bonita, bem organizada e espaçosa loja de roupa.
Hoje, ao fim de quase três meses lá, senti-me pela primeira vez numa jaula.
Eu explico-me: adoro feriados. Adoro o movimento nos shoppings, as pessoas que passeiam atarefadas mas felizes por puderem escapar da sua rotina! Mas o que aconteceu hoje lá na loja foi uma Insanidade!
Acontece que estamos com uma promoção, entre várias outras, de 30% de desconto em TODAS as calças da loja. TODAS. Não querendo insultar ninguém, isto põe umas calças de 39.95€ a 27.95€... Não é preciso ser um génio para saber o efeitozinho que isto terá no bolso dos Portugueses... Especialmente nos dias que correm...
Mas até aqui, tudo ok. Há que aproveitar o que nos é dado. Agora, caramba, o que se passa na mente dos consumidores? Expliquem-me, há um chip instalado em todos nós que nos obriga a ir comprar em manadas?! Ou todos há mesma hora??? Qual é a felicidade tão imensa de encontrar mais 40 pessoas a aborrotar a loja e ter uma fila de 10 pessoas para os provadores?! Ou deverei dizer, a Insanidade?!
Irrita-me! Eu pauto-me por fazer o que os ingleses chamam "think outside the box". Traduzido à letra, pensar fora da caixa, sair da comum banalidade do comum humano! Hoje, no espaço duma hora, as minhas vendas passaram para o triplo!
Não pensem que isto é uma queixa hipocrita (quanto mais vendo, melhor para mim; muito obrigado a quem lá foi). Mas é de analise interessante este Insano comportamento colectivo de quase todos nós.
Há um qualquer recanto demente da nossa mente que precisa desesperadamente de encontrar prazer copiando. Tudo. O que os outros têm, são, pelo que se destacam... e o que fazem!
Sempre que a loja está vazia, é algo garantido: o primeiro cliente que entra não compra! Pouco importa se lhe mostramos a loja toda ou se ele até veio mesmo à procura daquilo. Algo o impede. Das duas uma: ou é louco, ou algo lhe falta.
Apercebemo-nos disso quando um segundo cliente entre, começa logo a perguntar por peças e agarra logo numas calças e numa camisa em 2, 3 minutos. Qual não é o nosso espanto, o primeiro cliente começa a olhar para um peça e diz-nos qualquer coisa como: "se calhar até vou ver melhor aquelas calças, até aprecem do meu género...". E, magia, meia dúzia de palavras depois, a venda está feita! E o segundo cliente vem e, se a loja não estiver vazia, continua a comprar!
Agora imagine-se isto quando estamos perante 40 pessoas numa loja em conjunto... Familias inteiras, com as crianças a fazer birras imparáveis (sim, porque quem criou esta peculiar e Insano efeito, teve a extrema piada de dar imudidade às criancinhas que acompanham os papas e mamas...). É o caos...
Agora, retem-se-me a dúvida... Eu, que pessoalmente nã entro numa loja que tenha mais de 10 pessoas lá dentro, que me irrito por querer ver alguma peça e ter 3 ou 4 pessoas a impedir-me o caminho, que não suporto filas para provadores........ Será minha, afinal, a Insanidade? Escrevi isto tudo, mas ainda não tenho resposta. Tanta reflexão para o lixo... Ah, ao menos partilhei estes assuntos mundanos e sem interesse (mas infinitamente "divertidos") com alguém.
E, notem, eu considero-me salvo. Fiz 5 horas e foram de manhã... As desgraçadas das minhas colegas ainda lá estão, de certeza, a fazer fecho. A única vantagem disto tudo, é que têm muito que contar...!
Cumprimentos,
TiagoVaz
Mais irritante do que esse tipo de gente são aqueles que entram mesmo, mesmo, mesmo quase à hora do fecho e não levam nada -.-'
ResponderEliminarP.S. Espanta-me como é que ainda não há aqui um post sobre o novo cartão de crédito do Banif... cartão de crédito da HELLO KITTY -.-' uma verdadeira insanidade!
ResponderEliminar;)