domingo, outubro 04, 2009

InsanidadeMental, o Começo

Bem vindos ao meu Blog, Insanidade Mental.
Aqui escrever-se-à sobre tudo um pouco: desabafos, noticias, filosofias, politica...
As coisas vão aparecendo aqui conforme me forem aparecendo na vida, pois é disso que isto se trata: das Insanidades Mentais que ouço e vejo à minha volta. E da necessidade básica de comunicar, escrever, reflectir um pouco da vida, um pouco de mim e um pouco de todos nós.

Enfim, apenas um breve introdução ao porquê deste Blog.


A primeira Insanidade que desejo comentar, é política: prende-se com um arrebatador movimento intitulado Bloco de Esquerda e a sua mais que brilhante acção em frente à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

"Trajados a Rigor", com os seus belos jeans estilo queque e o casaquinho de fato para tentar amadurecer um pouco a infantilidade do que aprogoavam, estes jovens ofereciam a quem passava um pequeno cartão, muito ao estilo dos cartões de consumo dos bares e discotecas, apregoando a quem os quisesse ouvir, quais peixeiras do Mercado do Bolhão:

- 1000euros! Consumo mínimo para entrar na Universidade! 1000euros pelo acesso ao ensino universitário, 1000euros para se ter uma educação! Consumo minimo, 1000euros por ano...!

Confesso que à primeira vista, isto não me causou incomodo; estou habituado ao "paleio" do sr. Francisco Louçã, já estive em comicios frente-a-frente com o dito e com o ainda mais brilhante, Miguel Portas, por isso as acções bloquistas já me passam um pouco ao lado... Isto porém, deixou-me a pensar seriamente, tal Insana é a ideia em causa:

O que estes srs. e os jovens bloquistas pretendem é a oferta, a gratuidade do ensino superior. (Assim como de tudo o resto, pois o sr. Francisco Louça de certeza que se fosse primeiro ministro distribuiria logo os seus 30.000 do plano de reforma pelos pobres...); esquecem-se estas parcas e vazias mentes, que não podemos propriamente imprimir papelzinho quando o papelzinho ameaça acabar-se; esquecem-se estes senhores que as melhores escolas e melhores instituições de educação do mundo custam mais que toda as propinas da UP juntas; esquecem-se também que o ensino superior acarreta custos muito para além dos livrinhos do ensino secundário; esquecem-se disto tudo e de mais, aproveitando depois para deixarem estas preciosas pérolas de Insanidade à vista e ouvidos de tudo e todos!

Ora, este acto de pura ignorancia (as minhas desculpas, mas só um leigo em economia pensa que é possivel oferecer tudo ao povo em troca de nada; só alguém Insano pensaria em tomar atitudes politicas sendo leigo em economia) torna-se ainda mais mentecapto quando se passa em frente à Universidade com um dos custos mais baixos do país!

A noção de que o ensino superior devia ser gratuito retira-lhe não só o seu valor, mas também o seu prestigio e qualidade. Se já assim metade destes senhores vão passar 5 a 10 anos para acabar uma licenciatura e um mestrado, imaginemos como seria se as portas das faculdades se abrissem de par em par a todos nós; isto apenas para falar do assunto sobre um aspecto...

Mais grave ainda, é quando pensamos que um enorme edifício de 4 andares, mais de 40 salas, mais de 150 computadores ao livre dispor dos alunos seja em aulas seja fora delas, 3 imponentes auditorios, um bar de fantasticas dimensões e qualidade, um tremendo espaço a céu aberto e, para finalizar, uma biblioteca de 5 andares, é pago, com os astronomicos custos que lhe estão associados, por apenas 6000alunos que todos os anos deixam lá 1000 miseráveis euros. Apresentem-me o brilhante gestor bloquista que na sua Insana ilusão acha que faria melhor!

Como ultima Insanidade de toda esta acção, vem-me à cabeça a imagem de um dos senhores que dava voz à mesma: calcinhas da Pepe Jeans (baratas), casaquinho da Cortefiel (baratissimo) e sapatinhos de marca (eu observo estas coisas) com toda a pompa a que estas politiquices infantis se predispõem!

E é esta a imagem que associam os Bloquistas à falta de capacidade monetária dos Portugueses: roupinha de marca acima dos 150 euros por peça! Só o casaco e as calças pagam uma prestação de propinas e ainda sobre dinheiro... E é esta a imagem de pura Insanidade Mental que eu vejo ganhar distinção e poder no circo da política nacional! Com palhaços destes, um dia os Principes do Mónaco vêm a Portugal assistir ao maior circo do mundo...


Sem mais a acrescentar, aqui começa o Blog "Insanidade Mental".
TiagoVaz

1 comentário:

  1. O que a mim me chateia mais é que o Sr. Francisco Louçã não é leigo nenhum em Economia... aliás, é professor universitário da dita. Mas concordo contigo: é impossível dar tudo a troco de nada. Como é que o Estado teria dinheiro para cobrir as despesas de dezenas ou centenas de milhares de alunos, do Básico ao Superior?

    P.S. Já cá fazia falta um blog teu :)

    ResponderEliminar