Apetece-me falar... De comida.
Sou o maior esquisito à face da terra no que toca a comida. Gosto de coisas bastante distintas, típicos de vários lugares. Detesto uns quantos pratos típicos do lugar onde vivo.
A saber: tudo quanto é pastas (tudo mesmo) e fast-food é bem-vindo. Arroz de cabidela e de marisco, pequenos almoços à inglês e à francês (leia-se comer até cair para o lado), pregos, cachorros e francesinha (claro) também.
Mal-vindo: feijoada, tripas à moda do porto, rancho, açorda, cozido à portuguesa, grão-de-bico, polvo e lulas (sejam como forem servidos, feitos, preparados, pescados, etc...).
Ou seja, sou um esquisito do caraças (frase que traz memórias estúpidas e uma noção qualquer de que em espanhol esquisito quer dizer fantástico).
Isto vem a propósito de que nos últimos meses tenho sido confrontado com uma panóplia cada vez maior e mais incessante de publicidade a comida... Paragens de autocarro, anuncias na TV, na rádio... Até campanhas promocionais se fazem desfilar aos consumidores.
São as leis do consumo, ou melhor, as leis da selva que é o consumo.
E são as leis que nos vamos deixando que nos imponham. Aos poucos e poucos, a nossa liberdade de escolha vai-nos sendo limitada cada vez mais pelas influencias esmagadoras que nos são transmitidas como verdades e praticas universais.
É irónico pensar no numero bizarro de ditaduras que existiam e caíram ao longo do século passado.Mas mais irónico ainda é que consentimos numa ditadura que em pouco ou nada difere de Franco, Salazar, Chávez, ou qualquer outro passado e presente condicionador da escolha livre. É irónico que deixamos que as nossas escolhas em coisas tão pequenas e insignificantes como o que comemos sejam moldadas por terceiros.
Faz-nos pensar afinal se o conceito de ditadura só se aplica a regimes políticos...
Bem, já chega disto.
Ainda bem que acabei de jantar, ou este texto já estaria a dar-me já fome.
És um esquisito de merda. Como é possível não gostar de cozido e feijoada? xD
ResponderEliminarAh, e se quiseres tirar a roupa ao Casillas, não te prendas por minha causa xD
ResponderEliminar