Já lá vai mais de um mês que aqui não venho... Mas o tempo é escasso e afasta-me um bocado daqui, pois quando cá venho preciso de algum tempo para tentar fazer um bom texto.
Hoje esse tempo caiu-me ao colo e decidi reflectir sobre uma Insanidade que tenho visto, para meu horror, estampada por todo o lado...
Trata-se nada mais, nada menos, do crescente inundar do mercado por produtos da conhecida marca japonesa "Hello Kitty".
Para clarificar, eu devo dizer que não tenho nada contra a pobre "gata" em si. Ok, ela de bonita não tem nada - nem para símbolo de uma marca multinacional - mas não é por aí que isto me parece uma Insanidade.
Aliás, provavelmente os criadores da agora tão famosa marca nunca esperaram, em 1976 quando a criaram, que isto fosse acontecer...
Portanto, não há nada em si na Kitty que me faça contorcer (no meu sentido) de cada vez que a vejo - à excepção do nome parolo de ser parola em si.
O que está, a meu ver, Mentalmente deturpado aqui? A exploração - leia-se "globalexaustão" - do raio da gata para vender uma interminável ronda dos mais variados "gadgets", pulseirinhas, bolsinhas, carteirinhas e carteironas, malinhas e malonas de todas as formas e feitios MAS, claro, praticamente sempre naquele horrivel tom cor-de-rosa de porquinho a morrer...
Como se as carteiras e outras bugigangas não bastassem, chegou entretanto aos telemóveis esta febre amarela - perdão, rosa - de proporções bíblicas. Não há muito para dizer dos telemóveis... Aliás, não fossem os meus conhecimentos fantásticos de tecnologia e eu dificilmente veria um telemóvel ali...
Para piorar o cenário, arranjaram à própria mascote uma mascote que mostrava a sua horrível carinha disfarçada com uns horríveis óculos da Optivisão... de marca HELLO KITTY! Percebem onde quero chegar? Isto não é "merchandising", isto nem consumismo é, porque já há muito que quebrou os limites disso! Isto é simplesmente uma Insanidade.
Vivemos numa sociedade deveras caricata, cujas necessidades atrozes me fascinam - num sentido muito mórbido. Esta necessidade de ter o que é conhecido, o que está na moda, o que é "trendy", como dizem os Ingleses é uma dessas caricaturas fantasticamente Insanas. E das que mais dão que pensar...
Afinal, o que fez a gata ser tão famosa? O facto de ser muito bonita? Muito sexy ou glamorosa? Se calhar foi ela quem produziu o telemóvel sozinha... Ou as malinhas, as bolsinhas... As tralhas todas. Não, não me parece. O que a tornou realmente tão famosa foi essa excentricidade humana tão peculiar; bastou que alguém começasse por achar a imagem da Hello Kitty bonita, comercial, comercializavel... Daí até ao que se vê hoje em dia, foi tudo uma questão de tempo.
Agora resta apenas saber quando tempo demorará esta Insanidade a passar... Ou a ser substituída pela Kitty do futuro.
Daqui é tudo por agora.
Cumprimentos,
Tiago Vaz
Pra mim o cúmulo foi mesmo o cartão de crédito... eu preocupo-me mais em TER DINHEIRO na conta de cada vez que uso o cartão, do que com a estética do dito! Sejam práticos e deixem-se de mariquices.
ResponderEliminar